A UNESCO decidiu, em 1999, proclamar o dia 21 de Março Dia Mundial da Poesia, com o objectivo primeiro de defesa da diversidade linguística.
Associa-me a esta comemoração, de forma singela, com a publicação deste blogue em que, ao longo das postagens , irei construindo a minha antologia de poemas que já li e de que gostei e dos que irei ler e vier a gostar.
Com excepção dos dois primeiros poemas, a sucessão dos vários textos será aleatória, pelo que não poderá ser inferida qualquer relação de superioridade ou inferioridade entre eles ou entre os seus autores.
No caso do primeiro texto, a ser publicado amanhã, a razão da sua escolha deve-se ao simples facto de ser da autoria de Luís de Camões, consensualmente considerado como o Poeta português por excelência. No caso do segundo, o facto de José Saramago, seu autor, ser Prémio Nobel da Literatura, justifica a sua inclusão no segundo dia de vida do blogue.
Partilharei neste espaço as minhas leituras de poetas portugueses e estrangeiros, clássicos e modernos. A única razão para a sua inclusão aqui será o prazer que a sua leitura me tenha proporcionado e querer partilhá-lo com os potenciais leitores.
Não me sinto, no entanto, obrigado a fazê-lo todos os dias.
Até amanhã!
adelia prado(5)
adilia lopes(8)
al berto(6)
alba mendez(4)
anxos romeo(4)
augusto gil(4)
aurelino costa(11)
baldo ramos(6)
carlos vinagre(13)
daniel maia - pinto rodrigues(4)
fatima vale(10)
gastão cruz(5)
jaime rocha(5)
joana espain(10)
jose afonso(5)
jose regio(4)
maite dono(5)
manolo pipas(6)
maria lado(6)
mia couto(8)
miguel torga(4)
nuno judice(8)
olga novo(17)
pedro mexia(5)
pedro tamen(4)
sophia mello breyner andressen(7)
sylvia beirute(11)
tiago araujo(5)
yolanda castaño(10)
leitores amigos
leituras minhas
leituras interrompidas